sexta-feira, 18 de março de 2016

Próximo astronauta dos EUA na ISS baterá recorde no espaço

Yahoo/AFP
17 de março de 2016

Membros da principal equipe da expedição para a Estação Espacial Internacional são vistos em 4 de março de 2016, em Baikonur
O astronauta americano Jeff Williams, que vai decolar na sexta-feira para chegar no sábado na Estação Espacial Internacional (ISS), presta-se para quebrar o recorde de tempo acumulado no espaço que seu compatriota Scott Kelly acaba de bater.

Williams, de 58 anos, partirá em uma nave espacial russa Soyuz junto aos colegas russos Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka para uma missão de seis meses durante a qual se tornará o americano que vai ter passado mais tempo ao todo no espaço: 534 dias. Será a sua terceira viagem ao laboratório orbital.

Assim, ele ultrapassará os 520 dias de Scott Kelly, que voltou em 1 de março de uma missão de 340 dias a bordo da ISS. Kelly, de 52 anos, fez quatro viagens para o posto avançado do espaço.

Kelly quebrou o recorde americano, mas o recorde mundial de dias em órbita acumulados foi conquistado pelo russo Gennady Padalka, com 879 dias.

O lançamento da Soyuz que vai levar os três astronautas está prevista para esta sexta-feira às 18h26 (de Brasília) a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O acoplamento na ISS está previsto para acontecer a partir das 23h30.

Williams e seus colegas russos, assim como os outros três membros da tripulação atualmente na estação, continuarão realizando centenas de experimentos em ambiente de microgravidade, biologia, biotecnologia, ciência física e geofísica que estão em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.