quarta-feira, 9 de março de 2016

O satélite EUTELSAT 65 West A já está no espaço

Exame
9 de março de 2016

Eutelsat/sivulgação


Eutelsat Communications (Paris:ETL):

O céu de Kourou, Guiana Francesa, ficou iluminado esta madrugada com a decolagem do foguete Ariane. O lançador, que levou com sucesso o satélite EUTELSAT 65 West A ao espaço, decolou hoje às 02.20, horário de Brasilia (UTC 05.20) e em apenas 27 minutos deixou o novo satélite da Eutelsat rumo a sua órbita de transferência.

As manobras para posicionar os painéis solares do satélite de 6,5 toneladas, construído pela SSL, ocorreram no tempo esperado, quatro horas depois do lançamento. Nos próximos dias, o motor será acionado quatro vezes para completar a subida do satélite para a órbita geoestacionária. E uma vez lá, as antenas serão totalmente ativadas. Neste período serão realizados vários testes de desempenho até que em maio o EUTELSAT 65 West A entrará em serviço na posição 65° Oeste.

“O lançamento do EUTELSAT 65 West A é um novo marco na expansão da nossa presença nas Américas. Por meio de uma combinação de fatores como posição privilegiada, ampla cobertura para várias regiões e diferentes faixas de frequência, o satélite estará pronto para atender às exigências e demandas de serviços dos mais diversos clientes. Agradecemos a Arianespace por outro lançamento impecável — essa é nossa 31º viagem realizada pela Ariane; e para a SSL, pela entrega antecipada de um satélite sofisticado”, comentou Rodolphe Belmer, CEO da Eutelsat.

O EUTELSAT 65 West A é um satélite “tri-band” que foi desenvolvido para atender mercados de rápido crescimento em toda a América Latina. A alta potência na banda Ku foi otimizada para a recepção de DTH e prover conectividade ao mercado corporativo brasileiro, bem como na América Central, no Caribe e na região andina. O satélite também dispõe de uma cobertura em banda C transatlântica que ajudará na tarefa de distribuir vídeo (canais de TV) entre continentes; além de possuir múltiplos feixes (spotbeams) em banda Ka que irão contribuir para promover o acesso de banda larga via satélite em toda a América Latina, especialmente no Brasil, México, Colômbia e Peru.

Em poucas semanas o EUTELSAT 65 West A ganhará a companhia do satélite EUTELSAT 117 West B, que ficará localizado na posição 117° Oeste e que aumentará ainda mais a capacidade de distribuição de TV para a América Latina.

Sobre a Eutelsat Communications
Estabelecida em 1977, a Eutelsat Communications (Euronext Paris: ETL, código ISIN: FR0010221234) é uma das maiores operadoras de satélites de comunicação do mundo. A empresa mantém uma frota de 40 satélites e atende clientes que incluem radiodifusores (TV aberta), operadoras de TV paga, provedores de serviços de Internet, dados e vídeos, empresas e agências governamentais. Os satélites da Eutelsat têm cobertura total na Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico e nas Américas, permitindo que comunicações de vídeo, dados, banda larga e de governos sejam realizadas de modo independente por seus próprios usuários. Sediada em Paris, com escritórios e centrais de telecomunicação ao redor do mundo, a Eutelsat tem uma força de trabalho formada por mais de 1.000 pessoas de 37 países que são especialistas em suas áreas e que trabalham com seus clientes para fornecer a mais alta qualidade de serviço.

Para mais informações sobre a Eutelsat, visite www.eutelsat.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.