sexta-feira, 18 de março de 2016

Estudo revela surpresas sobre a superfície gelada de Plutão

G1/Reuters
18 de março de 2016

Imagem da superfície de pluta mostra detalhes capturados em luz visível e infravermelha (Foto: Nasa/JHUAPL/SWRI)
Planeta anão tem variedade inesperada de montanhas e fluxos de geleiras. Dados foram coletados durante passagem da sonda New Horizons.

A análise mais detalhada da superfície de Plutão já feita revelou uma variedade inesperada de montanhas, fluxos de geleiras, planícies lisas e outras paisagens, de acordo com estudos divulgados nesta quinta-feira (17).

O olhar inédito sobre chamado planeta-anão, que orbita o sol como outros planetas, mas é menor, foi possível graças a fotos de alta resolução da espaçonave New Horizons, da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa). A sonda espacial interplanetária fez a primeira visita da história a Plutão e suas cinco luas em julho do ano passado.

As imagens, análises químicas e outros dados mostram um mundo complexo e geologicamente ativo a cerca de 4,8 bilhões de quilômetros da Terra, com um oceano subterrâneo e vulcões que parecem expelir gelo, segundo cinco artigos publicados na edição desta semana do periódico "Science".
"É um lugar bem selvagem geologicamente falando", disse o cientista planetário William McKinnon, da Universidade Washington, de St. Louis, no Estado norte-americano do Missouri.

Outro cientista descreveu a diversidade das paisagens como "espantosa".
Como um terreno tão variado foi formado continua sendo um mistério do distante Plutão, cuja temperatura superficial média é de menos 229 graus Celsius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.