quarta-feira, 23 de março de 2016

Dilma visita obras de satélite militar no Distrito Federal

G1 - Brasília
Filipe Matoso
23 de março de 2016

Antena de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em Brasília. Fotos: Blog do Planalto
Segundo Defesa, satélite dará mais segurança à comunicação militar.

A presidente Dilma Rousseff visitou nesta quarta-feira (23) as obras do centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em Brasília, no VI Comando Aéreo Regional (COMAR).

Segundo o Ministério da Defesa, o satélite dará "mais segurança" às comunicações estratégicas e militares do governo, além de ser utilizado para cumprir os objetivos do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), "levando internet em alta velocidade a regiões isoladas, como a Amazônia".

De acordo com a agenda de Dilma, divulgada pela Secretaria de Imprensa, a presidente ainda participará nesta quarta de um evento no Palácio do Planalto no qual anunciará investimentos em pesquisas de combate ao Aedes aegypti. O mosquito transmite os vírus da zika (associado aos casos de microcefalia em bebês), da dengue e da febre chikungunya.

À tarde, Dilma assinará a lei que dispõe sobre a quantidade de biodiesel no óleo diesel.
Segundo explicou o Ministério da Defesa, o satélite está sendo construído na França e, à medida em que as peças ficarem prontas, são enviadas para a base militar visitada por Dilma nesta quarta.
Em 2013, foi denunciado pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden que o governo dos Estados Unidos espionou diversos líderes internacionais, entre eles a presidente Dilma.

À época o governo anunciou que construiria um satélite próprio para fazer as comunicações militares e estratégicas de governo - atualmente, a Defesa aluga 2 satélites privados para fazer as comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.