quarta-feira, 16 de março de 2016

Acordo com Agência Europeia prevê concessão de bolsas para esquisadores brasileiros

MCTI
15 de março de 2016

MCTI deve assinar acordo com agência europeia para financiamentode pesquisas de ponta desenvolvidas por cientistas brasileiros

Foi realizada nesta segunda-feira (14), em Bruxelas, na Bélgica, a V Reunião de Altos Funcionários da Iniciativa Conjunta da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos – União Europeia em Pesquisa e Inovação (JIRI). Em agenda paralela à reunião, o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Danilo Zimbres, se reuniu com o presidente do European Research Council, Jean-Pierre Bourguignon.

Na reunião, Bourguignon propôs um acordo para que pesquisadores brasileiros tenham acesso aos recursos do ERC para o financiamento de pesquisas de ponta. O acordo deve ser assinado até julho.

"A proposta reflete a importância que estamos atribuindo à captação adicional de recursos no exterior. Minhas instruções para a área internacional do MCTI foram claras: ampliar, entre outras coisas, o acesso a recursos internacionais que permitam financiar pesquisa de ponta no Brasil", avaliou o ministro.

Atualmente, 8% das bolsas do European Research Council são concedidas a pesquisadores não-europeus, e a expectativa é que esse número aumente com a assinatura de acordos com México e Argentina em 2015. Criado em 2007, o ERC dispõe de um orçamento de 13,1 bilhões de euros para pesquisas entre 2014 e 2020.

"Recebemos a oferta do ERC com satisfação e trabalharemos arduamente para que o acordo seja assinado em breve, ainda em 2016. O acordo permitirá que pesquisadores brasileiros tenham acesso a recursos substantivos da União Europeia, na área de ciência, tecnologia e inovação", disse Danilo Zimbres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.