quarta-feira, 16 de março de 2016

Acordo com agência europeia prevê concessão de bolsas para pesquisadores brasileiros

MCTI
15 de março de 2016



Foi realizada nesta segunda-feira (14), em Bruxelas, na Bélgica, a V Reunião de Altos Funcionários da Iniciativa Conjunta da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos – União Europeia em Pesquisa e Inovação (JIRI). Em agenda paralela à reunião, o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Danilo Zimbres, se reuniu com o presidente do European Research Council, Jean-Pierre Bourguignon.

Na reunião, Bourguignon propôs um acordo para que pesquisadores brasileiros tenham acesso aos recursos do ERC para o financiamento de pesquisas de ponta. O acordo deve ser assinado até julho.
“A proposta reflete a importância que estamos atribuindo à captação adicional de recursos no exterior. Minhas instruções para a área internacional do MCTI foram claras: ampliar, entre outras coisas, o acesso a recursos internacionais que permitam financiar pesquisa de ponta no Brasil”, avaliou o ministro.

Atualmente, 8% das bolsas do European Research Council são concedidas a pesquisadores não-europeus, e a expectativa é que esse número aumente com a assinatura de acordos com México e Argentina em 2015. Criado em 2007, o ERC dispõe de um orçamento de 13,1 bilhões de euros para pesquisas entre 2014 e 2020.
“Recebemos a oferta do ERC com satisfação e trabalharemos arduamente para que o acordo seja assinado em breve, ainda em 2016. O acordo permitirá que pesquisadores brasileiros tenham acesso a recursos substantivos da União Europeia, na área de ciência, tecnologia e inovação”, disse Danilo Zimbres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.