sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Satélite SES-9 será lançado nesta sexta-feira à noite


O Globo
Carlos Teixeira
26 de fevereiro de 2016

O foguete Falcon 9 pronto para o lançamento em Cabo Canaveral - Divulgação / SpaceX


RIO - A SES anuncia que seu satélite SES-9 está pronto para ser lançado nesta sexta-feira (26/02), a bordo do foguete Falcon 9, da Estação da Força Aérea no Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida. A janela de lançamento, com duração de aproximadamente 90 minutos, se abre às 20h45, horário de Brasília.


O satélite será implementado cerca de 31 minutos após a decolagem e utilizará um propulsor químico bipropelente para completar as grandes manobras pós-lançamento. Um sistema de propulsão elétrica vai concluir a viagem desde a órbita geoestacionária de transferência até a órbita final de 36.000 quilômetros acima da linha do equador e as manobras em órbita ao longo dos 15 anos de duração nominal do satélite serão efetuadas por propulsão elétrica.
O SES-9 é o maior satélite SES na região Ásia-Pacífico. Ele fornecerá capacidade de expansão significativa para servir os setores de vídeo, enterprise, de mobilidade e governamentais em todo o nordeste e sul da Ásia, Índia, Indonésia e Filipinas. O satélite estará colocalizado com outro satélite da SES, o SES-7, na posição orbital 108,2 graus leste, e substituirá o NSS-11. Ele foi construído pela Boeing Satellite Systems International.
A previsão inicial de lançamento era para quinta-feira, mas, por precaução, a equipe da SpaceX optou por postergar o evento para garantir que a temperatura de oxigênio líquido estará o mais frio possível, maximizando o desempenho do foguete.

AO VIVO VIA WEB
Para assistir ao lançamento ao vivo, basta acessar <http://www.spacex.com/webcast>. A transmissão começará 20 minutos antes do lançamento. A alternativa é ver no YouTube, no “full webcast”, em <https://youtu.be/Ml1RO4IcOG0>.
E para os nerds e fanáticos pelos babados técnicos, haverá também no YouTube um feed especial, com ponto de vista do próprio Falcon 9, áudio da contagem regressiva, e informações de telemetria. O link deste webcast técnico da SpaceX é <https://youtu.be/6HSb_yBnJXA>. E, para completar o regozijo da turma das exatas, aqui está a página com as especificações técnicas do satélite SES-9: <http://www.ses.com/ses-9-factsheet>.
Veja a fotogaleria completa mostrando cenas da fabricação e dos preparativos para o lançamento do SES-9 em <https://goo.gl/photos/WM8jagzfzoMKFJ8o7>



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.