quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ondas gravitacionais: palestra transmitida ao vivo

Unesp
18 de fevereiro de 2016

Será no Instituto de Física Teórica, 18/2, às 19 h



Riccardo Sturani, pesquisador do Instituto de Física Teórica da Unesp, que trabalhou por oito anos com a equipe responsável por filtrar os sinais do observatório LIGO, realiza, dia 18 de fevereiro, às 19 h, a palestra 'Ondas gravitacionais: começa uma nova astronomia'.
A palestra será transmitida ao vivo:
https://www.youtube.com/channel/UCqSL6dZ3jQgyQHZ2OpcAv-g

RESUMO
No dia 14 de Setembro 2015, às 6:51 da manhã horário de Brasilia, a primeira histórica detecção direta de ondas gravitacionais e a primeira observação da colisão e fusão de um par de buracos negros foram efetuada pelo observatório LIGO nos EUA.

Essas conquistas significativamente notáveis, muito apropriadamente acontecida no centenário da publicação da teoria da Relatividade Geral de Einstein, representam apenas a primeira página de um excitante novo capítulo na astronomia e na astrofísica e ao mesmo tempo abrem uma nova janela de observação do universo sob a forma de ondas gravitacionais.

Projetos futuros visam melhorar os detectores LIGO existentes e a extensão da rede global de detectores para incluir o ítalo-francês Virgo, o Japonês e um possível terceiro detector LIGO na Ìndia.

O novo campo da astronomia de ondas gravitacionais parece ter um futuro brilhante pela frente!

Cartaz da palestra do pesquisador Sturani aqui.
Cartaz da programação do Física ao Entardecer, série de palestras que procura levar assuntos de Física Teórica a públicos não especializados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem.